09-12-2021
Entender o que eu te mostro aqui nesse texto simplesmente define se você vai ser fluente ou não.
O destino é mais importante que o voo, que o veículo e que a estrada.
Essa, talvez, seja uma das sacadas mais poderosas, decisivas, empoderadoras e libertadoras para alguém que se torna fluente.
É entender que o destino é mais importante do que "como" ou "em quanto tempo" eu vou chegar lá.
Eu vou te contar duas histórias que ilustram isso muito bem.
A primeira é a seguinte:
João, Maria e José, que moram em Brasília, têm uma reunião em São Paulo, segunda-feira às 8h da manhã.
O João vai num ônibus pinga-pinga que vai demorar 27 horas pra chegar em São Paulo, então, ele sai de Brasília sábado às 18h.
A Maria vai num Golzinho, na estrada sem pedágio e vai demorar 15 horas para chegar em São Paulo, então ela sai de Brasília às 5h da manhã.
O José vai numa BMW, na estrada com pedágio e vai chegar em São Paulo em 10 horas. Ele não faz parada para comer, para fazer xixi, nada disso... ele é agoniado!
A pergunta agora é a seguinte:
Depois que eles chegaram em São Paulo no domingo à noite, dormiram e acordaram às 7h e partiram para a reunião, naquele momento em que eles sentarem na reunião, tem alguma diferença?
ZERO!
É a mesma coisa para os três, porque o destino é mais importante do que o veículo, é mais importante do que o voo, em quanto tempo você chega.
A segunda história é essa aqui:
Alguns meses depois, José, Maria e João foram viajar para a Europa e, adivinha... o João comprou um voo na promoção, bem baratinho, que tinha duas escalas gigantescas, ele saiu sexta-feira para conseguir chegar domingo na Europa porque o voo dele, no total, durou 33 horas.
A Maria comprou uma promoção, mas ela não apelou tanto quanto o João... ela comprou um voo com uma escala e demorou 18 horas para chegar na Europa, ela saiu no sábado e chegou domingo.
O José, claro, comprou primeira classe num voo direto São Paulo / Paris e 10 horas depois ele já estava lá.
A pergunta é a mesma:
Segunda-feira de manhã, depois que eles dormiram e acordaram no hotel, e foram ao Palácio de Versalhes, tem alguma diferença?
ZERO! Porque o destino é mais importante que o voo, o destino é mais importante que o tempo que você demora para chegar nele.
Ser fluente é muito mais importante do que "em quanto tempo" vou ser fluente, 3, 6, 9 12 meses.
E o que você precisa entender é que algumas pessoas na agonia, no desespero de chegar, voltando naquele exemplo da viagem, acabam entrando no lugar errado.
No desespero de cortar caminho, eles entram na estrada errada e acabam demorando mais tempo para chegar, isso quando não batem o carro, figurativamente falando, e estragam a viagem toda.
LEMBRE-SE:
Não corte caminho! Não pegue atalhos!
Siga o processo porque o destino da fluência e a ramificação dela na sua vida e no seu futuro são mais importantes do que se você vai demorar 3. 6, 9, 12 ou 15 meses para chegar nela.
É o resto da vida fluente que importa.
Essa talvez seja a sacada mais importante para quem quer ser fluente.